Outros procedimentos

about-3.png

PROCEDIMENTOS

Outros procedimentos cirúrgicos

A cirurgia plástica é a especialidade médica que atua para reconstituir alguma parte do corpo, retirando ou transferindo tecidos, com objetivo reparador ou estético.

Além de corrigir alterações anatômicas congênitas ou causadas por traumas acidentais ou decorrentes de retirada de tumores, a cirurgia plástica ajuda a amenizar sofrimentos psicológicos decorrentes da aparência, resgatando a autoestima e priorizando sempre a saúde e a qualidade de vida.

Nesta página você confere as principais os principais tratamentos que realizo como cirurgiã-plástica. 

Categorias de procedimentos cirúrgicos:

Uma cicatriz que incomoda pode ser corrigida com cirurgia de forma simples e rápida.

São vários tipos de cicatriz: queloide, que não para de crescer; hipertrófica, que é espessa, mas não ultrapassa as margens da lesão; alargada, que é similar à estria; e discrômica, com diferentes tonalidades.

Na cirurgia, ela é retirada por completo e os pontos são refeitos internamente sob anestesia local.

O resultado depende de fatores como etnia, sexo, idade, local do corpo e presença de infecções.

O pós-operatório pode ser associado a massagens e uso de medicamentos tópicos, se o médico recomendar. O resultado definitivo pode ser observado depois de um ano.

A gordura é cada vez mais utilizada como enxerto para os tecidos do corpo com o objetivo de melhorar o contorno estético perdido com o tempo.

O procedimento pode ser feito em qualquer parte do corpo, mas a procura é especialmente maior para glúteos, seios, face, quadril e mãos.

Pelo método de lipoaspiração, retiramos a gordura do abdômen ou das coxas para injetar nessas partes do corpo. Já é previsto que até 30% dessa gordura será naturalmente reabsorvida pelo organismo em até 2 meses.

Por isso, quem fuma, deve parar pelo menos 6 meses antes da cirurgia para não prejudicar o resultado. O tecido precisa de oxigênio para reduzir a quantidade de gordura reabsorvida e o cigarro atrapalha. O mesmo vale para quem tem diabetes, doenças cardiovasculares ou pulmonares e idade avançada. 

A ninfoplastia ou labioplastia é uma cirurgia plástica na região íntima para a redução dos pequenos lábios vaginais em mulheres.

O procedimento pode ser indicado quando os pequenos lábios vaginais são muito grandes e provocam desconforto no dia a dia ou durante as relações sexuais, causando vergonha e afetando a autoestima.

É uma cirurgia rápida, ainda que recuperação seja um pouco desconfortável e exija pelo menos 15 dias de repouso e suspensão do contato sexual por até 45 dias.

A cirurgia é feita em ambiente ambulatorial com anestesia local, com ou sem sedação, e dura cerca de uma hora.

A cirurgia para tratar a ginecomastia varia conforme a complexidade do caso. Mas a regra geral é a associação de lipoaspiração e retirada do excedente das glândulas mamárias super desenvolvidas ou grandes. O problema de mamas demasiadamente desenvolvidas em homens pode ocorrer em qualquer idade, e pode causar desconforto emocional, além de prejudicar a autoconfiança. Alguns homens passam a evitar atividades físicas ou mais íntimas para esconder sua condição. Seguir as recomendações de seu médico é fundamental para o sucesso da cirurgia.

A dermolipectomia é um procedimento cirúrgico que tem como objetivo retirar o excesso de gordura e de pele de algumas regiões do corpo que sofrem com esse acúmulo. Essa flacidez pode ser ocasionada por diversos motivos, como: oscilação de peso, gestações múltiplas, ou mesmo o envelhecimento natural da pele. A cirurgia plástica de dermolipectomia pode ser realizada na região do abdome, na parte interna das coxas, no braço, principalmente na região do tríceps (“músculo do tchau”).

É muito comum entre os pacientes de cirurgia bariátrica, que após perder tantos quilos, deparar-se com a flacidez generalizada em abdome, mamas, braços e pernas. Essa flacidez causa transtornos e prejudica a autoestima e a intimidade do paciente. É aí que entra a cirurgia plástica. Uma série de procedimentos podem ser realizados. Os mais comuns são:

  • Abdominoplastia.
  • Mamoplastia redutora e Mastopexia com próteses.
  • Cruroplastia (plástica das coxas).
  • Braquioplastia (plástica dos braços).
  • Lifting de face e pescoço.
about-3.png

PROCEDIMENTOS

Outros procedimentos não cirúrgicos

A cirurgia plástica tem se beneficiado cada dia mais de tratamentos minimamente invasivos e que trazem excelentes resultados, inclusive complementando procedimentos cirúrgicos realizados.

Nesta página você confere quais são os tratamentos não cirúrgicos que disponibilizo e suas principais características e soluções.

Categorias de procedimentos não cirúrgicos:

O preenchimento é uma técnica não cirúrgica para correção de rugas, linhas de expressão, sulcos e cicatrizes através da injeção de substâncias específicas.

Um dos principais objetivos dos preenchedores é reduzir a profundidade de regiões da face, melhorando contornos e formas.

O ácido hialurônico é o mais comum e ele é também produzido pelo corpo humano, mas sua produção natural cai com o passar dos anos. Com isso, há a perda de sustentação e gordura.

Além dele tem também a hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e o ácido polilático (Sculptra®). Eles são preenchedores e bioestimuladores de colágeno e, como o próprio nome diz, trabalham para estimular a produção natural da proteína, que devolve firmeza e sustentação para a pele.

Os preenchedores podem ser usados para tratar bigode chinês, olheira, cicatriz de acne, além de repor o volume em áreas do rosto, como boca e mento.

A toxina botulínica é um procedimento injetável que ajuda a prevenir e também impede a contração dos músculos que formam rugas e linhas de expressão, em especial na testa e na região dos olhos.

As aplicações não são recomendadas para gestantes e lactantes e têm durabilidade de até 6 meses. O intervalo entre aplicações na mesma região deve ser de pelo menos 3 meses.

A escolha de um bom profissional faz com que as injeções sejam aplicadas na dose e nos músculos certos e isso varia de pessoa para pessoa.

Aplicar toxina botulínica de forma errada pode te deixar sem expressão temporariamente, enquanto durar o efeito do produto. 

Quanto mais colágeno, mais jovem fica a pele. Existem várias formas de tratamento para favorecer o estímulo da principal proteína da pele, responsável pelo seu viço e firmeza.

Os bioestimuladores injetáveis, como hidroxiapatita de cálcio (Radiesse®) e o ácido polilático (Sculptra®), atuam para elevar o nível de produção natural de colágeno do corpo.

Outra opção é o Ultraformer III, um ultrassom microfocado que atua a partir de níveis profundos da pele para promover o rejuvenescimento.

O peeling e o microagulhamento são outras alternativas. No caso do peeling, os tipos variam de acordo com o material usado e a profundidade de ação nas camadas da pele.

Já o microagulhamento pode ser feito com rolinho, caneta e a microinfusão de medicamentos na pele com uma máquina que parece um aparelho de fazer tatuagem.

Os tratamentos podem ser indicados para papada, flacidez, rugas, linhas de expressão e para definir o contorno da mandíbula, além de melhorar a aparência do dorso das mãos. As indicações devem ser feitas caso a caso.

Com o passar dos anos, vamos perdendo o colágeno, substância naturalmente produzida pelo nosso corpo e que dá firmeza à pele. Com o Sculptra, é possível estimular a produção dessa substância. Esse bioestimulador injetável, composto de ácido polilático, é totalmente absorvível pelo organismo e atua de dentro para fora, suavizando os sinais do envelhecimento e melhorando a flacidez. O Sculptra repõe volume no local aplicado, além de proporcionar à pele elasticidade, firmeza e jovialidade. Pode ser usado tanto na face quanto no corpo, em áreas como braços, abdômen, coxas e glúteos.

O Radiesse é um bioestimulador e preenchedor a base de hidroxiapatita de cálcio, substância biocompatível com nosso organismo, usado tanto para estimular a produção de colágeno, quanto para preencher e volumizar algumas áreas, como queixo e a mandíbula. Muito usado também para o rejuvenescimento das mãos e no tratamento da flacidez corporal.

Peeling é, na verdade, qualquer processo onde há remoção das camadas mais superficiais da pele. Com a aplicação de substâncias químicas como o ácido retinóico. Essa é uma técnica usada para melhorar a aparência da pele no rosto, no pescoço ou nas mãos, proporcionando mais viço e suavidade. Os peelings são indicados para tratamentos de rejuvenescimento, manchas, cicatrizes de acne e estrias, entre outros problemas de pele.

O microagulhamento é um procedimento no qual se produz pequenos furos na pele com o objetivo de estimular as células responsáveis pela produção de colágeno. Através dessas microlesões ele restaura a pele que foi danificada. Entre as indicações estão fotoenvelhecimento (resurfacing), cicatrizes de acne, de queimadura, cirúrgicas, etc. O microagulhamento pode ser utilizado ainda no tratamento de estrias e melasma, para melhorar poros dilatados e para auxiliar na deposição de substâncias terapêuticas nas camadas mais profundas da pele (drug delivery).

O MD Codes é uma técnica de mapeamento facial onde o cirurgião plástico aplica os pontos de sustentação da face, que ajudam na potencialização dos resultados com preenchimento. O objetivo é a redução da perda de volume e a melhora do contorno facial. O MD Codes parte do princípio que cada rosto tem um formato diferente, com flacidez em lugares distintos, perda de volume de gordura em áreas específicas e menor ou maior estrutura óssea, sendo necessário uma análise de cada caso e seus pontos de tratamento. Esse procedimento previne com mais eficácia o envelhecimento.

A exposição de casos de pacientes com fotografias comparando o pré-operatório e o pós-operatório é proibida por determinação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e também pelo Regimento Interno da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

A resolução é válida ainda que a pessoa não seja identificada e tenha autorizado expressamente o uso de suas imagens.

Fica aqui, então, a justificativa para a não apresentação desse tipo de imagem, inclusive porque acredito, como profissional médica e especialista pela SBCP, que a consulta individual é o único caminho para a compreensão dos possíveis resultados a serem atingidos por cada paciente.

Agende sua consulta.