Abdominoplastia

about-3.png

PROCEDIMENTOS

Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia plástica que elimina o excesso de gordura e de pele do abdômen, restaurando os músculos enfraquecidos ou separados, oferecendo um perfil abdominal mais suave e tonificado.

Esse procedimento não é uma solução de emagrecimento, ou seja, ele não substitui a necessidade de perda de peso, com alimentação adequada e prática regular de exercícios físicos.

Então, para quem é indicada a abdominoplastia, afinal?

A abdominoplastia é recomendada para casos específicos em que a pessoa não consegue alcançar o abdômen dos sonhos mesmo fazendo tudo direitinho e estando dentro do peso ideal. Excesso de gordura persistente e flacidez, especialmente abaixo do umbigo, podem ser resolvidos.

A abdominoplastia, no entanto, não corrige estrias, embora elas possam ser removidas ou melhoradas levemente se estiverem localizadas em áreas em que haverá remoção de pele.

Os principais motivos que fazem da abdominoplastia uma boa solução são: envelhecimento, pós-gestação, hereditariedade, oscilações significativas de peso e cirurgia prévia.

Ainda assim, é possível dividir a cirurgia de abdominoplastia em três categorias diferentes, de acordo com os objetivos e a técnica utilizada. Confira abaixo:

3 categorias de abdominoplastia:

A abdominoplastia completa é indicada quando há maior acúmulo de gordura localizada e flacidez tanto acima quanto abaixo do umbigo. 

Na cirurgia, fazemos um corte de um lado ao outro na região do quadril e outro ao redor do umbigo. 

Quando o excesso de gordura não é de grande volume, principalmente na região abaixo do umbigo, em geral, é recomendada a miniabdominoplastia.

A cirurgia também ajuda a retirar estrias e flacidez, mas vale reforçar que a retirada de pele, de gordura e a cicatriz são menores do que no primeiro caso.

Em geral, a recomendação é para pessoas magras e/ou flácidas por causa do efeito de engordar e emagrecer ao longo da vida e mulheres que tiveram filhos e têm diagnóstico de diástase abdominal, por exemplo.

O pós-operatório tende a ser mais veloz do que em uma abdominoplastia tradicional desde que todas as recomendações médicas sejam seguidas.

A abdominoplastia estendida ou abdominoplastia circular é um procedimento que atinge todo o contorno abdominal e chega à região do dorso, com o mesmo objetivo: retirar o excesso de gordura e flacidez.

A diferença é que região a ser operada é um pouco maior do que no primeiro caso e, por isso, recebe esse nome de abdominoplastia estendida.

Em geral, ela é indicada para ex-obesos. Ainda assim, vale reforçar que não é uma cirurgia com o objetivo de emagrecimento.

Na avaliação, antes de recomendar a cirurgia e a técnica ideal, a prioridade é sempre a manutenção do bom estado de saúde do paciente com flacidez e a dificuldade de perder aquela gordurinha mais persistente na região abdominal.

Os resultados da abdominoplastia são positivos e duradouros, porém são passíveis a alterações de naturais de envelhecimento e peso no futuro. Por isso, mulheres que desejam passar por outra gestação no futuro ou pessoas que estão no processo de reeducação alimentar com objetivo de perda de peso substancial devem aguardar para fazer o procedimento mais adiante.

Antes de tomar a decisão por fazer qualquer cirurgia plástica, converse com um médico de confiança e exponha suas expectativas e desejos em relação ao resultado que almeja.

Agende sua consulta.