Mamoplastia

about-3.png

PROCEDIMENTOS

Mamoplastia

A mamoplastia é a cirurgia plástica feita com o objetivo de modificar o formato das mamas de forma a deixá-las mais harmoniosas e proporcionais.

A mamoplastia pode ser feita para aumentar, diminuir ou alterar a aparência dos seios. O maior desafio em consultório é conseguir entender o desejo de cada paciente e associar com a melhor técnica cirúrgica, assegurando que o estado de saúde seja prioridade sempre.

Para trazer uma compreensão mais profunda sobre o tema, a seguir, vou explicar sobre cada tipo de mamoplastia. Confira como é feito cada um dos procedimentos:

Tipos de mamoplastia

A mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica de aumento de mama com a colocação de prótese de silicone. A intenção do procedimento é tornar os seios mais volumosos para que não seja necessário retirar pele ou reposicionar as aréolas.

A mamoplastia de aumento também é uma opção para reconstrução da mama após mastectomia. Em todos os casos, é uma cirurgia que está diretamente ligada à autoestima da paciente.

Para a mamoplastia de aumento ser uma boa opção, é preciso que a paciente esteja fisicamente saudável, com os seios bem desenvolvidos e, claro, com as expectativas alinhadas dentro do que é possível e saudável para o seu caso.

Em geral, o período de recuperação pós-cirúrgico requer entre 24 e 48 horas de internação, seguido de repouso e outras orientações médicas específicas até a recuperação completa. 

 

Prótese de Recuperação Rápida

Além da técnica tradicional da mamoplastia de aumento, tem também a colocação de prótese de mama com recuperação rápida, chamada Fast Track Recovery. A diferença é que, nesse caso, a paciente pode erguer os braços, dirigir e voltar às atividades em até 24 horas. 

É feita uma incisão no sulco mamário, com pouco sangramento, que deixa uma pequena cicatriz na região. 

O tempo de repouso é menor, é verdade, mas esse só é um procedimento viável se a paciente estiver disposta a se comprometer com o pós-operatório, fazendo os exercícios de fisioterapia e seguindo todas as recomendações médicas à risca. Quando isso não ocorre, o resultado pode ser comprometido.

Tanto a cirurgia tradicional como a Fast Track Recovery têm o mesmo tempo de duração, a grande vantagem dessa aqui é a velocidade de retorno às atividades. 

O último tipo de mamoplastia é a mastopexia, que é a cirurgia plástica com o objetivo de reverter a queda natural dos seios, chamada de ptose mamária.

Durante o procedimento, retiramos a pele flácida, reposicionamos a aréola e elevamos as mamas até sua posição original, garantindo simetria.

Além disso, é possível também reduzir o tamanho das aréolas para que elas correspondam à nova aparência dos seios, se for da vontade da paciente.

Em geral, as pacientes que optam por realizar mastopexia associam a cirurgia ao implante de silicone (mamoplastia de aumento), mas não é uma obrigatoriedade.

Mesmo sabendo sobre os tipos de mamoplastia, o ideal é passar por uma avaliação com um cirurgião plástico, conversar sobre suas expectativas e entender, a partir do ponto de vista médico, qual a melhor opção para você. Agende agora mesmo uma consulta.

A mamoplastia redutora é a cirurgia que tem o objetivo de reduzir o tamanho das mamas, retirando parte do volume, de forma que o formato e tamanho fiquem mais proporcionais para o tipo de corpo e conforto da mulher.

Além da estética, a mamoplastia redutora tem uma função de melhorar a saúde da paciente, já que, por conta do peso das mamas, ela pode sofrer com problemas posturais e dores nas costas.

O ideal é que a cirurgia seja realizada por volta de 16 anos de idade, que é quando os seios da mulher estão completamente desenvolvidos.

Agende sua consulta.