Rinoplastia e o medo de não se reconhecer

A rinoplastia – cirurgia plástica do nariz – é uma das mais desejadas pelos brasileiros. Escuto demais pessoas comentando isso em encontros, shoppings, ou mesmo no meu instagram e consultório. Mas muitas delas têm medo de algo dar errado. Bom, para começar, o ideal é você escolher uma cirurgiã ou um cirurgião experiente e que seja membro da Sociedade brasileira de Cirurgia Plástica.

O nariz é uma das estruturas mais importantes na face, no que toca à estética, à harmonia e até à identidade do paciente. Dar um novo formato ao nariz consiste em existir alterações na aparência da face, alterando também a estrutura e função do nariz. Feito isso, o resultado é um nariz harmonioso com o restante da face.

Cerca de um ano…

A rinoplastia é uma cirurgia com algumas limitações e por isso é necessário estabelecer um diálogo informado do doente com o cirurgião plástico, esclarecendo as reais possibilidades e procurar a melhor solução para um nariz em concreto, numa face singular. Os resultados finais de uma rinoplastia demoram a estabilizar. O resultado é definitivamente avaliado após aproximadamente um ano da cirurgia, altura em que o edema da pele e tecidos moles está reduzido ao normal, há estabilidade dos ossos nasais e cartilagens e o processo de cicatrização está completo.

“E se não gostar do resultado?”

Um aspecto fundamental para que a cirurgia de rinoplastia tenha sucesso e seja apreciada pelo paciente é existir antes da cirurgia expectativas realistas frente à intervenção proposta. O paciente deve estar bem esclarecido sobre quais são os objetivos da cirurgia e quais são as suas limitações.

A revisão de rinoplastia é das revisões mais frequentes em cirurgia plástica, tendo como objetivo melhorar pormenores só observáveis mais tarde no decorrer da recuperação da primeira intervenção. Esta deverá ser efetuada, na maioria das vezes um ano depois da primeira cirurgia, ou antes se as condições de cicatrização o permitirem.

Na revisão de uma rinoplastia por insatisfação do paciente é importante perceber o que sucedeu com a cirurgia prévia. O resultado final depende, em grande parte, da forma como a pele cicatriza. Esta cicatrização pode causar irregularidades que podem surgir semanas ou meses após a intervenção.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email