Expectativa sobre cirurgia plástica – Qual a sua?

Expectativa sobre cirurgia plástica – Qual a sua?

Cada vez mais precisas, menos invasivas e variadas, as cirurgias plásticas chegaram para ficar. De pequenas a grandes imperfeições no rosto e no corpo: praticamente tudo pode ser transformado.

A cirurgia plástica não mexe apenas com o corpo em si, mas com a mente; está totalmente atrelada à autoestima daquele paciente, ou daquela paciente. Deve ser realizada por um profissional capacitado para que erros não aconteçam (eles podem ser irreversíveis) e as expectativas devem ser conversadas.

Não é difícil ouvir, em um consultório, pedidos impossíveis de pacientes com imagens deturpadas de si mesmo. A ânsia é por rostos e corpos parecidos com outras pessoas, principalmente celebridades. O cirurgião deve ouvir muito bem o paciente e entender porque ele está querendo aquilo; o que o motivou a ficar infeliz com determinado aspecto, mas é preciso ficar claro que cada organismo é diferente do outro, assim como estrutura óssea.

O passo seguinte é desmistificar a ideia de que o cirurgião ou a cirurgiã podem corrigir todas as falhas e fazer qualquer tipo de mudança. Deve ser explicado que o profissional tem limites para atuar. O último passo é mostrar que o corpo não tem função decorativa. Por exemplo, em casos de pacientes que pedem por um nariz muito pequeno e afilado sem levar em consideração aspectos do organismo, o que fazer? Explicar que o órgão não serve só como ornamento, serve para respirar.

Principais procedimentos realizados em cirurgia plástica

Rosto: rinoplastia, bichectomia, blefaroplastia, otoplastia, lifting facial, lipoaspiração da papada (pescoço), mentoplastia, dentre outras.

Corpo: implante de prótese de silicone nos seios (mamoplastia de aumento) e glúteos (gluteoplastia), mamoplastia redutora, lipoaspiração, lipoescultura, dermolipectomia, mastopexia,  ginecomastia (homens), ninfoplastia (mulher), dentre outras.

Braços e perna: dermolipectomia, implante de silicone de panturrilha, braquioplastia, lipoaspiração do braço, dentre outras.

 

Expectativa x Realidade

 

Como a cirurgia plástica mexe com a aparência, é grande a chance de arrependimento com um procedimento mal planejado. No entanto, nem todos os casos de insatisfação dizem respeito apenas ao excesso de expectativa do paciente e podem estar ligados a outros fatores, até mesmo a erros médicos.  Acho melhor tirar essa parte.

Em relação aos possíveis resultados indesejados a gente acolhe o paciente, orienta sobre possibilidades para correção daquele erro.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email