Qual escolher: lipoaspiração ou abdominoplastia?

Ambas são cirurgias plásticas. Ambas têm por fim trazer resultados estéticos ao paciente que escolher o procedimento. Ambas estão sempre entre as cirurgias mais realizadas no Brasil e no mundo por quem quer dar mais contorno ao corpo. Mas você sabia que as indicações são diferentes para elas?

Vou começar o texto falando sobre a lipoaspiração. Esse procedimento de lipoaspiração visa eliminar tecido adiposo (gordura) localizado em determinada região, gordura essa que não é eliminada nem com a dieta nem com o exercício. Mas veja bem: a cirurgia não substitui uma dieta de emagrecimento, por exemplo. Ela não é um procedimento cirúrgico de tratamento da obesidade.

O resultado final da cirurgia plástica de lipoaspiração é um contorno corporal mais fino e mais elegante. No entanto, dependendo o tipo de pele e as regiões trabalhadas, após se eliminar o excesso de volume de determinada região pode permanecer alguma pele flácida e em excesso que não tem elasticidade suficiente para se adaptar aos novos contornos.

Nesse caso de excesso de pele (flacidez), entra a indicação para a abdominoplastia. Esta cirurgia plástica é um procedimento cirúrgico considerado invasivo, podendo estar associada a mais riscos e complicações. Retirar essa parte.

O principal objetivo da cirurgia plástica do abdome é retirar o excesso de pele e tecido adiposo de um abdome flácido, e reaproximar a musculatura abdominal, principalmente de pessoas que sofreram um emagrecimento importante  e em que a pele permaneceu flácida e em excesso e a musculatura abdominal desenvolveu a diástase ( afastamento).

Durante o procedimento, que requer anestesia geral ou bloqueio peridural, da mesma forma que a lipoaspiração ,  ambas feitas em um centro cirúrgico, há um descolamento da pele do abdome, tecido subcutâneo e gordura até alcançar os músculos da parede abdominal, que serão reaproximados, após  retira-se uma “fatia” destes tecidos que será marcada antes da cirurgia e que estará em excesso, reposicionando também a cicatriz umbilical.

Em lugar de um abdome flácido, é conseguido um abdome liso, sem excesso de tecido adiposo e mais firme. Muitas vezes para um melhor contorno corporal e satisfação do paciente, associamos as duas técnicas, na chamada lipoabdominoplastia.  O mais importante é saber a melhor indicação pra cada paciente, consultando um médico Especialista capacitado para tal.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email