Rinoplastia: o que você deve saber sobre a cirurgia de nariz

Rinoplastia

 

A cirurgia de nariz, também conhecida como rinoplastia, é um dos procedimentos mais procurados por homens e mulheres e engana-se quem pensa que os motivos são apenas estéticos.

É claro que a melhora da aparência e da proporção do nariz em relação ao rosto é um dos fatores que leva muitos pacientes a buscarem ajuda médica.

No entanto, a cirurgia pode ser feita também em casos de correção da estrutura nasal, por causa de algum problema respiratório, por exemplo.

Situações de sinusite, desvio de septo ou mesmo lesão ao praticar esportes são também muito comuns.

Continue a leitura do artigo até o final e saiba mais detalhes relevantes sobre a cirurgia de nariz.

Como funciona o procedimento da rinoplastia (cirurgia de nariz)?

O sucesso de uma cirurgia de nariz começa com a escolha do profissional. É importante procurar por um médico que tenha formação e especialização adequadas e que seja experiente.

Além disso, a relação médico-paciente pode afetar no resultado. Isso significa que é fundamental escolher alguém de confiança e com quem seja possível falar sobre expectativas, dúvidas e possibilidades com segurança e saúde.

Para fazer a cirurgia de nariz, a recomendação médica básica é que o paciente tenha passado da fase de crescimento e tenha pelo menos 13 anos de idade.

A cirurgia de nariz pode ser por procedimento fechado – incisões escondidas no interior do nariz – ou por procedimento aberto.

Nesse segundo caso, é feita uma incisão através da columela – região anatômica que fica entre as duas narinas.

Se for preciso aumentar as estruturas nasais, é comum o uso de enxerto de cartilagem de outras áreas do corpo.

Seguir as recomendações de seu médico na fase de pós-operatório é fundamental para o sucesso da cirurgia.

O inchaço vai diminuindo gradualmente e pode levar até um ano para que o resultado do novo contorno nasal possa ser visto completamente.
Todo procedimento desse tipo envolve um certo risco e, por isso, é tão importante a escolha do médico e a compreensão de todo o processo por parte do paciente – antes, durante e depois da cirurgia de nariz.

Os resultados são permanentes, mas vale ressaltar que a cartilagem pode continuar em movimento e alterar o resultado ao longo do tempo.

Dependendo do caso, a rinomodelação com ácido hialurônico pode trazer bons resultados sem necessidade de cirurgia. Continue a leitura e saiba do que se trata esse procedimento.

Leia também: Rinoplastia e o medo de não se conhecer

Rinomodelação com ácido hialurônico

A rinomodelação por meio de injeções de preenchimento, em geral, é recomendada para situações mais simples, como alongar, retificar e melhorar o contorno nasal.

Além de melhorar o resultado de uma cirurgia de nariz feita anteriormente, a rinomodelação pode ser interessante para levantar o tecido do nariz em pacientes com idade avançada.

Esse método é menos invasivo e não exige tempo de recuperação, mas a escolha do médico especialista é tão importante quanto no caso da cirurgia.

Isso porque é importante conhecer bem a anatomia do nariz, já que as consequências da má aplicação podem ser sérias.

Rinoplastia (cirurgia de nariz) ou rinomodelação com ácido hialurônico?
Agende uma consulta com um médico especialista e converse sobre as melhores possibilidades para o seu caso.

Compartilhe esse post:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email